É por isso que sua autoestima está abalada
- psicologaeliane4
- 5 de jul. de 2023
- 3 min de leitura
Entenda o que causa a baixa autoestima

Você já se sentiu para baixo ao perceber que não está progredindo o quanto gostaria em alguma área de sua vida?
Já sentiu aquela tentação de olhar para os lados, e ver que seus amigos e parentes estão conseguindo e você não?
Você alguma vez já se perguntou porque não nasceu como fulano ou porque não tem a mesma sorte ou habilidade que clicano?
Se você se identificou com essas questões, pode ser que sua autoestima esteja abalada.
Para termos uma boa autoestima é necessário que tenhamos o autoconhecimento, ou seja, de conhecermos a nós mesmos. Sabemos que muitas vezes o autoconhecimento é formado pela percepção do outro, mas é preciso lembrar que, o que o outro pensa a seu respeito não define exatamente quem você é. Por isso é importante sabermos quais são os nossos limites, nossas capacidades e não nos deixar levar somente com o que outro pensa a nosso respeito.
A auto estima é o julgamento, a apreciação que cada um faz de si mesmo. É a sua capacidade de gostar de si. E o caminho mais viável para uma auto-avaliação positiva é o autoconhecimento.
Como sabemos que a nossa auto estima está abalada?
Às vezes ela pode ser apresentada pelo sentimento de insegurança, ou seja, dúvida e incerteza nas tomadas de decisões, bem como de você sempre precisar da aprovação do outro.
Pode ser também quando há pouca ou nenhuma autoconfiança, de estar em uma situação ruim e não fazer esforços para melhorar ou mudar. Talvez isso aconteça por ter medo de começar algo novo, de se preocupar com o que o outro pode pensar a respeito. Essa ação pode dificultar as diferentes áreas da vida.
A auto estima pode ser abalada também pelo excesso da autocrítica, de sempre enxergar seus defeitos e ignorar suas qualidades.
Pode ser abalada pela intolerância a frustração, de não conseguir lidar com as críticas. Precisamos saber que crítica é avaliação minuciosa de alguma coisa. Então, se ouvirmos alguma crítica, é importante fazer uma auto avaliação e pensar no que podemos fazer para melhorar ou mudar.
A auto estima pode estar abalada por ter dificuldades de impor seus limites, por não saber dizer não e se sujeitar a tudo para não desagradar ao outro. É importante saber das nossas limitações para que não machuquemos a nós mesmos.
E quando alguém te elogia, qual sua reação? Muitas pessoas tem dificuldade de aceitar até um simples elogio , pois talvez não consegue encontrar valor no que faz e acaba desconfiando quando o outro encontra, chegando até a se questionar, será que sou isso mesmo?
O sentimento de insatisfação também pode abalar a autoestima , ou seja, de achar que nunca nada está bom, de que sempre as coisas podem dar errado e acreditar que nunca vai dar certo. Esses pensamentos pessimistas e negativos podem levar a pessoa a se sentir angustiada e ansiosa o tempo todo.
Outro ponto que pode abalar a autoestima é o sentimento de inferioridade, de acreditar que “qualquer um é melhor que eu” e “de me comparar demais com as outras pessoas, me colocando sempre em uma posição inferior ao outro”. Precisamos lembrar que temos nossas diferenças, que cada um desenvolve suas habilidades de acordo com as características que destacam. Quando acreditamos nas nossas capacidades, saímos da posição de vitimização e conseguimos realizar aquilo que tanto almejamos.
A vulnerabilidade emocional, ou seja, a dependência afetiva ou a carência dela, pode também levar a pessoa a ter sua autoestima abalada.
A autoestima equilibrada proporciona bem estar psicológico, valorização pessoal, segurança, respeito próprio e habilidade diante dos desafios.
Para elevar sua autestima e se sentir bem consigo mesmo, é importante investir no seu autoconhecimento, investir em você, para uma qualidade de vida duradoura e verdadeira. Se é seu desejo ter essa transformação, clica nobotão abaixo e venha falar comigo.