top of page
Buscar

Quanto mais você evita a Ansiedade, mais ela persiste.

  • psicologaeliane4
  • 12 de mar. de 2024
  • 3 min de leitura

Entenda o que acontece quando você evita algo que lhe causa ansiedade.

 

pessoa triste

Por muitas vezes, durante a infância, você se supera em vários desafios. Quando você estava aprendendo a andar, você começou a sentar, depois engatinhar, até que foi criando mais coragem e conseguindo ficar de pé. Mesmo com várias quedas, você continuava persistindo, não desistia, até que começou a dar os primeiros passos, poucos, mas o suficiente para te mostrar que você ia conseguir, a cada dia você ia tentando, até que conseguiu, começou a caminhar e ninguém te segurava mais.


Agora, imagina se tivesse desistido, isso seria frustrante, não é mesmo? Com certeza não conseguiria andar por um bom tempo.


Mas eu te pergunto, por que hoje você tem desistido de fazer o que mais deseja? Porque tem desistido de se desafiar, tem desistido de estar em lugares que gostaria tanto de estar, de participar de eventos que é o seu maior sonho. Você já se questionou sobre isso?


Imagino que você deve ter respondido: para não sofrer de ansiedade.


Ao longo da nossa existência, vamos passando por várias experiências. E essas vivências marcam a nossa vida de forma positiva, mas também negativa. E quando essas experiências frustram suas expectativas, você sofre, sente vontade de sair correndo, de fugir.


Você percebe que isso te marcou de modo disfuncional que, em outras experiências semelhantes você evita, para não ter que passar pela frustração e lidar com o mesmo sofrimento. E essas evitações são de lugares importantes para você, é de um emprego promissor, um evento com os amigos. Você começa a dizer não para oportunidades que seria seu maior sonho, dando justificativas para não ter que passar por tudo novamente.


Só que você percebe que mesmo não enfrentando você ainda sente, você ainda sofre, você ainda continua frustrada. E imagino que começa a perceber que quanto mais você evita, mais você sofre. Esse sofrimento chama ansiedade, que é gerada pelo medo.


Por conta dessa frustração, você pode ter sentido aquele aperto no peito, o coração um pouco mais acelerado, e até em alguns momentos a sensação de falta de ar, por se sentir insegura, por achar que não é capaz de enfrentar o que é o seu maior medo em questão, por conta dos julgamentos, você evita. E essa evitação era algo que não fazia quando era criança, você se desafiava e superava os seus medos. Então, o que mudou?


Eu tenho uma resposta que pode fazer sentido para você: quando você era criança e superava suas dificuldades de criança, as pessoas te estimulavam, ninguém julgava suas quedas quando caia por estar aprendendo a andar, pelo menos não que você saiba, não é mesmo? Você até tinha medo, mas ele não te paralisava. Sendo assim, imagino que você deve estar pesando: como seria maravilhoso se fosse assim agora no momento presente também. Foi isso que mudou, hoje você tem medo por conta do que podem pensar, e até mesmo, você acaba sendo o seu pior crítico, e isso te paralisa.


E quanto mais você reforça esse comportamento de evitação, mais ansiedade você sente, e menos possibilidade você tem de enfrentar por conta de acreditar fortemente que não é capaz de mudar.


Mas eu sei que você não quer continuar vivendo assim, e sei que você não sabe o que fazer para sair desse sofrimento e deixar esse comportamento que te traz prejuízos. Por isso, tenho uma boa notícia para te dar. Com a Terapia Cognitivo Comportamental, você consegue superar isso que tanto te frustra e faz com que você evite oportunidades que te proporcionarão crescimento e bem estar.


A terapia cognitivo comportamental pode te ajudar a reconhecer os pontos fortes e habilidades que possui para que enfraqueça essa crença que você tem de que não é capaz, lidando com os pensamentos que reforçam essa crença para que você assim consiga ter pensamentos mais realistas e otimistas sobre você, seu ambiente e as pessoas. Para que assim, de forma gradativa você consiga experienciar tudo o que você quer tendo o manejo da ansiedade, e que ela não te paralise mais.


Então, há uma escolha se fazer. Continuar evitando e negando as oportunidades, ou passar pelo processo e superar essa frustração.


Imagino como deve ser difícil abrir mão de algo que você acredita fortemente por conta de ter tentado e nunca ter mudado. Por isso a importância de desenvolver estratégias para aprender a lidar com essa ansiedade que faz você desistir, de tentar de forma diferente. Esse processo irá fazer com que você tenha uma interpretação diferente da sua realidade do momento presente, como também do seu futuro.


Não acredite nesse pensamento de que você já tentou de tudo e não tem mais solução. Agora você pode tentar diferente. E se quiser saber como pode funcionar para você, clica no botão abaixo e fale comigo.



 
 
bottom of page